­

”As reuniões foram transferidas para a Rua Azusa, e desde então as multidões estão vindo. As reuniões começam por volta das 10 horas da manhã, e mal conseguem terminar antes das 20 ou 22 horas, e às vezes vão até às 2 ou 3 horas da madrugada, porque muitos estão buscando e outros estão caídos no poder de Deus. As pessoas estão buscando no altar três vezes por dia, e fileiras e mais fileiras de cadeiras precisam ser esvaziadas e ocupadas com os que estão buscando. Não podemos dizer quantas pessoas têm sido salvas, e santificadas, e batizadas com o Espírito Santo, e curadas de todos os tipos de enfermidade. Muitos estão falando em novas línguas e alguns estão indo para campos missionários com o dom de línguas. Estamos buscando mais do poder de Deus.”
-- Setembro de 1906

Crianças Pequenas Recebem o Espírito Santo
“Várias crianças pequenas têm sido batizadas com o Espírito Santo. Uma irmã em Hermon tem feito uma reunião diária para crianças e três crianças têm sido batizadas no Espírito Santo. Um domingo à noite na Missão da Rua Azusa três meninas, irmãs, foram batizadas no Espírito Santo e cada uma delas falou em línguas, e línguas diferentes. Foi tocante ver como elas oraram para as outras pessoas no altar... Várias crianças têm sido claramente salvas e santificadas na reunião para crianças de Domingo à tarde, dirigida pelo menino pregador Clayborn, no Domingo à tarde, e alguns receberem o dom do Espírito Santo, e Deus está usando o testemunho deles.”
-- Outubro de 1906

PENTECOSTE ENTRE OS JOVENS
 
Um grupo de meninos cheios do Espírito visitou Anaheim, uma cidade perto de Los Angeles. Eles testemunharam àquilo que Deus tinha feito para eles, que fez que as pessoas ficaram famintas. Na segunda noite o altar estava cheio. Em duas noites, oito foram santificados, seis se converteram, e cinco receberam o batismo. Uma noite, aproximadamente uma hora da manhã, o Espírito Santo falou palavras em espanhol através de um dos jovens, e uma menina que estava buscando o seu Pentecoste entende aquele idioma e alegremente interpretou, "Mantenha se acordado, não durma, e eu virei para tua casa". 
 
Esta mesma menina em aproximadamente uma hora e um meia recebeu o batismo no Espírito Santo. A obra entre as crianças foi muito tocante. O poder de Deus caiu na segunda noite como na casa de Cornélio. Pequenas crianças levantaram suas mãos, gritando. O primeiro para receber o batismo foi um pequeno menino de dez anos. Ele começou a bater suas mãos e  cantar "Jesus Savior, Pilot Me" em uma língua desconhecida com palavras distintas e claras, também "Nearer my God to Thee". Dentro de vinte minutos quatro da mesma família  receberam o batismo com o Espírito Santo. Foi como no céu. O trabalho continua e outras pequenas crianças estão ficando cheias com o Espírito. 
 
Os jovens que Deus está usando lá e em Whittier estão em um só acordo e guardam a unidade do Espírito. Eles não pregam grandes sermões mas simplesmente testemunham e cantam e oram no Espírito. Seus nomes são Henry Prentiss, Curtis Nichols, Orly Nichols, Tom Anderson, William Millson e Isaac Berg. Uma noite recentemente, sete foram derrubados no poder de Deus e vários receberam seu Pentecoste. Muitas das pessoas em Anaheim entendam alemão e os obreiros foram permitidos falar e orar naquele idioma. Algumas palavras faladas pelo Espírito em Alemão foram, "Deus está em nosso meio". 
--- Dezembro de 1906
 

As ondas da salvação Pentecostal ainda estão chegando na Missão na Rua Azusa. De manhã até tarde à noite as reuniões continuam com aproximadamente três cultos por dia. Nós não fizemos nenhum registro de almas salvas, santificadas e batizadas com o Espírito Santo, mas um irmão disse que na semana passada ele contou aproximadamente cinqüenta que tinham sido batizados com o Espírito Santo durante a semana. Também, na esquina da Eighth Street e Maple Avenue, na Igreja do Povo, Monrovia, Whittier, Hermon, Sawtelle, Pasadena, Elysian Heights, e outros lugares a obra continua e almas estão entrando com grande alegria. 
 
Quatro dos pregadores Holiness receberam o batismo com o Espírito Santo. Um deles, irmão William Pendleton, com a sua congregação, sendo expulso da igreja, está celebrando reuniões na esquina da Eighth Street e Maple Avenue. Há uma atmosfera divina lá. O altar está cheio com pessoas buscando, pessoas são derrubadas no poder de Deus, e se levantando com uma vida batizada com o Espírito Santo.

-- Outubro de 1906

Assim que seja anunciado que o altar está aberto para as pessoas que estão buscando perdão, santificação, o batismo com o Espírito Santo e a cura do corpo, as pessoas sobem e se reúnem ao altar. Não há nenhuma compulsão. Que tipo de pregação é esta as traz? Somente a simples declaração da Palavra de Deus. 
 
Há tal poder na pregação da Palavra no Espírito que as pessoas são abaladas nos bancos. Vindo ao altar, muitos caiam prostradas debaixo do poder de Deus, e freqüentemente saiam falando em línguas. Às vezes o poder cai nas pessoas e eles são tocadas pelo Espírito durante os  testemunhos ou a pregação e recebem experiências Bíblicas. 
 
As reuniões dos testemunhos que precedem a pregação freqüentemente continuam para duas horas ou mais e as pessoas está esperando de pé para testemunhar o tempo todo. Aqueles que receberam o batismo com o Espírito Santo testemunham que eles tiveram uma evidência clara de santificação primeiro. Centenas testemunham que eles receberam a evidência Bíblica de falar numa língua nova que eles nunca souberam antes. Alguns receberam o "dom de línguas" ou "a variedade de línguas" e as interpretações. 
 
As demonstrações não são as de gritar, bater palmas ou pular tão freqüentemente vistas em reuniões nos acampamentos. Há um tremor como os Quacres tiveram e o que os Metodistas velhos chamavam de "os espasmos". É enquanto debaixo do poder do Espírito que você ver mãos levantadas e ouve a falar em línguas. Enquanto uma pessoa canta uma canção aprendida do céu com seu rosto brilhando, as lágrimas estarão gotejando em outros rostos. Muitos recebem o Espírito pela imposição de mãos, como aqueles receberam de Paulo em Éfeso. 
 
Pequenas crianças de oito a doze anos se levantam no banco do altar e testemunham ao batismo com o Espírito Santo. Nas reuniões das crianças pequenos nenês se abaixam e buscam ao Senhor. 
-- Novembro de 1906

 

­